O Windows Sharepoint Services (WSS) é uma plataforma de colaboração voltada para aplicações intranet. O WSS cria um site ou uma série deles. Esses sites são estruturados hierarquicamente, podendo ter recursos colaborativos como fórum, documentos compartilhados, versionamento de documentos, entre outros.
O WSS se baseia numa hierarquia de sites. Top site é o mais alto da hierarquia, nele todos os sites e sub-sites são criados. Site é o nível interno de Top site na hierarquia. Sub-site é o nível mais baixo. São tolerados sub sites dentro de sub sites.
Obs.: Vários Top sites podem ser criados, porém eles não possuem relação um com o outro.
O WSS possui uma lista de usuários que é associada aos usuários do Windows ou do Active Directory (AD). Esses usuários têm acesso ao sharepoint, podendo ter permissões específicas para acesso. Por exemplo, o administrador pode fazer várias alterações na configuração do WSS, enquanto o membro não. Todos os usuários têm alguma permissão que define seu nível de acesso dentro do Sharepoint.
Cada usuário pode ter um site pessoal dentro do WSS. Esse site é associado ao top site que ele entrou e ao usuário que ele se logou. O site pessoal é totalmente alterável pelo dono.
O WSS é uma estrutura de colaboração. Ele fornece acesso a discussões, lista de documentos, versionamento de documentos, entre outros.
O WSS pode associar o Exchange para envio de e-mails entre os membros do WSS, e com isso alertas administrativos podem ser enviados sem complicações.
Documentos de Word, Excel, e paint InfoPath entre outros podem ser exibidos dentro do WSS, sem necessidade de o computador cliente ter os mesmos instalados.
Com o SharePoint 2010, é possível criar soluções personalizadas para suprir necessidades específicas, fazendo com que a colaboração da sua equipe seja possível de forma fluente e intuitiva. Por exemplo uma ou mais pessoas podem editar um arquivo, que foi distribuído por um link para esse documento no SharePoint.
Também é possível a criação de sites personalizados para cada equipe da empresa, com níveis de restrição de acesso manipuláveis, fazendo com que seja mais fácil encontrar uma informação quando necessário. Alguns recursos também foram aprimorados, como o gerenciamento de múltiplos arquivos, sendo possível por exemplo, dar o check out em todos os arquivos ao mesmo tempo.
É possível visualizar o SharePoint através do seu celular, em uma interface leve e com navegação às bibliotecas de documentos, listas, wikis, blogs, etc. O envio de SMS a cada mudança em arquivos ou em uma lista, é uma das novas funcionalidades do SharePoint 2010.
Os usuários podem ter uma experiência de rede social, via SharePoint. Com a utilização de feeds, os usuários podem seguir as atividades de um colega e manterem-se informados sobre o desenvolvimento das áreas de interesse. Também há a recomendação de novos colegas para a sua página.
O SharePoint 2010 oferece aos usuários uma experiência bastante semelhante ao Microsoft Office. Além disso, é possível consolidar no SharePoint ítens como Intranet, Extranet e Sites da Internet da sua empresa, seja na infra-estrutura local ou na nuvem.
O Microsoft SharePoint 2010, oferece templates de aplicações prontas para o uso, assim como uma plataforma para a criação de soluções personalizadas para a sua empresa.
Entre em contato para maiores detalhes dos serviços de sharepoint da SAVATI |